Doppelgänger

Doppelgänger, segundo as lendas germânicas de onde provém, é uma criatura, monstro ou ser fantástico que tem o dom de representar uma cópia idêntica de uma pessoa que ele escolhe ou que passa a acompanhar (como dando uma idéia de que cada pessoa tem o seu próprio). Ele imita em tudo a pessoa copiada, até mesmo suas características internas mais profundas. O nome Doppelgänger se originou da fusão das palavras alemãs doppel (significa duplo, réplica ou duplicata) e gänger (andante, ambulante ou aquele que vaga).
Existem muitas idéias sobre como esta criatura misteriosa é tratada: uns dizem que ela anuncia maus agouros, enquanto outros ditam que é uma representação acentuada do lado negativo de uma pessoa. No primeiro caso, diz-se que ver o seu próprio doppelgänger é um sinal de morte iminente, pois a lenda reza que a pessoa está vendo a sua própria alma projetando-se para fora do corpo para assim embarcar para o plano astral. Em outras circunstâncias, se o doppelgänger é visto por amigos ou parentes, isso é um anúncio de má sorte ou de problemas emocionais que se aproximam. No segundo caso, há quem diga que ele assume o negativo da pessoa para tentar sobre a mesma uma influência negra, de modo a converter a pessoa a fazer coisas cruéis ou simplesmente coisas que ela não faria naturalmente. Ainda existem aqueles que especulam que o doppelgänger seja um tipo de "conselheiro" invisível para a pessoa, seja dando avisos ou implantando idéias. Dado este plano, acredita-se que o doppelgänger somente é visível para quem o tem, e mesmo em tal circunstância ele só pode ser visto espiritualmente, pois ele não se reflete em espelhos ou qualquer superfície física. Estima-se também que cães e gatos podem ver os doppelgänger dos seres humanos, embora isso seja ainda não comprovado. Em parte há quem credite o doppelgänger como sendo o polar oposto de seu dono, ou seja, se a pessoa é boa, o doppelgänger é mau, ou o oposto.

> Minha opinião sobre:

Nesse texto e em vários outros comentários pela internet vemos que há uma certa incerteza de muitos, cada um acha que é uma coisa segundo "lendas" ou sobre o que ouviram, leram, mesmo a original sendo a lenda germânica. Não há mesmo uma certeza sobre o que é, histórias se embolaram e recriaram varias visões sobre. Mas eu achei todas interessantes, esse bichinho ai seria uma forma de réplica sua ou, sua parte má, ou boa (?). -hahuah
Poucos conhecem sobre essas lendas, achei interessante e postei, comentem.

3 comentários:

J4k3 disse...

É interessante esse lance do doppelgänger. Descobri num livro chamado "How I met myself", do David Hill (desculpa aê, galera, contei o final sem querer, mas o livro é bom)e fui pesquisar depois, achando que não encontraria nada, e achei um milhão de coisas x)

~Makoto disse...

Poooxa, sempre tem milhares de idéias... Pra ser sincero eu gostei do nome dos bichinhos. XD

Já que todo mundo fala algo sobre, poeticamente, pra mim eles são um grupo de monstros que vivem dentro do espelho e dependendo da pessoa e de como ela está se sentindo eles mostram o ao contrário do que ela é, assim tentando confundi-la e fazendo ela se perder ainda mais na descoberta real de quem ela é. -uhahu

Jirou, the èast émissarie disse...

Efeito dimensional, futuros paralelos, presentes semelhantes.